domingo, 12 de agosto de 2012

Plantel 2012/2013 (actualizado a 02-09-2012)

Agora que o mercado de transferências acabou, encontra-se definido o plantel do Sporting Clube de Portugal para a época 2012/2013.
Neste texto, colocarei os jogadores nas posições que julgo renderem mais.  É mais fácil obtermos uma equipa competitiva e entrosada, se todos os jogadores jogarem nas posições mais favoráveis às suas características. O que não quer dizer que, no decorrer da época, alguns jogadores não possam ser obrigados a jogar numa posição que não seja a sua original, caso surjam lesões/castigos.

Plantel 2012/2013

Guarda-redes - Rui Patrício será o titular e é um dos esteios da equipa. Marcelo Boeck mostrou ser um excelente suplente e poderá realizar alguns jogos nas Taças. Victor Golas (que será chamado regularmente à equipa B) será a 3º opção, após ter sido titular a maior parte da época passada, no Penafiel.


Defesa-direito - Com o empréstimo à Académica, Cedric pôde jogar regularmente e crescer como jogador. A sua atitude e garra têm surpreendido e será, ao que tudo indica, o titular. Pereirinha será o suplente e, pela primeira vez na sua carreira, conta inicialmente como lateral. Esta deverá ser a última oportunidade para Pereirinha mostrar serviço.


Defesa-esquerdo - O único lateral-esquerdo de raiz do plantel é Insúa, uma das melhores contratações da época anterior. Mostrou ser um jogador com um rendimento constante durante a época inteira e que, à partida, não terá problemas com lesões. Se necessário, Pranjic e Rojo podem fazer a posição.











Defesa-central - Dos 3 centrais do plantel, 2 são jogadores rápidos, fortes na antecipação e com boa saída de bola (Boulahrouz e Rojo). O outro central é um jogador mais posicional e forte na marcação (Xandão). Contra equipas de bloco defensivo baixo e contra-ataque, faz sentido jogar com Boulahrouz e Rojo. Quando necessário, contra equipas que sejam capazes de fazer com que o Sporting recue o seu bloco defensivo, é natural que surja Xandão como titular. Em caso de necessidade, Carriço será a alternativa.



Médio-defensivo - O dono do lugar é Rinaudo, cuja importância na equipa ficou bem visível quando este se lesionou no ano passado. A contratação de Gelson Fernandes, veio retirar visibilidade ao excelente final de época que Carriço fez, desempenhando estas funções. Porquê 3 opções para esta posição? Por causa do historial de lesões de Rinaudo. Em caso de necessidade, Elias poderá ser opção.

Médio-centro -  Devido ao seu peso no plantel e pela maturidade "futebolística", Schaars e Elias partem em vantagem para ganhar o lugar. Dos dois, Elias parece estar em melhor forma. No entanto, Adrien e  André Martins terão sempre uma palavra a dizer pois, dos 4, são aqueles que apresenta melhor vocação ofensiva. No máximo, dos 4 jogarão apenas 2 (em simultâneo). A maior parte das vezes Sá Pinto irá apostar num trinco e jogará apenas 1. Caso surja alguma complicação, Pranjic poderá jogar nesta posição.


Médio-ofensivo - As esperanças estão depositadas em Labyad, cuja rápida afirmação será crucial, pois é o único médio-ofensivo do plantel. É natural que, no decorrer da época, os jovens André Martins e Adrien surjam a jogar adaptados a esta posição. Caso a falta de experiência ou lesões sejam um entrave, Izmailov poderá será a opção.

Extremos - Uma posição onde existem demasiadas opções. Capel será à partida o dono do lugar na esquerda, embora Pranjic seja uma opção a ter em conta. O croata mostrou ao serviço do Heerenveen, que esta é a posição onde se sente mais confortável. Carrillo poderá ter esta ano a sua época de afirmação. Jeffren é um jogador de quem se esperam mais e melhores oportunidades, isto se o problema com as lesões deixar de ser um entrave. O russo Izmailov, sem problemas com lesões, será titular.

Avançado ala - Viola é um um jogador que, embora avançado, não é um típico ponta-de-lança. Acredito que teria dificuldades em ser o elemento mais avançado da equipa, no 4x2x3x1 de Sá Pinto. Neste modelo táctico, jogará numa das alas e será opção quando a equipa necessite de mais presença na área.


Ponta-de-lança - Wolfswinkel realizou uma boa época e será o dono do lugar. No entanto, faltam alternativas ao holândes. A falta de opções para a posição, fará com que os jovens Rúbio e/ou Betinho possam ser chamados regularmente à equipa principal.



Número de jogadores: 23 + 2/3 (Golas e Rubio/Betinho)

Temos um plantel com jogadores de qualidade. No entanto, o plantel é pouco equilibrado. Existem demasiadas opções para a posição de trinco, médio-centro e alas. Por outro lado, faltam alternativas para a posição de médio-ofensivo e ponta-de-lança. Será que a equipa se vai ressentir deste problema?

SL


Edit: A primeira versão deste post foi realizada a 12 de Agosto. Hoje, passadas 2 semanas, já decorreram 4 jogos oficiais e é natural que alguns jogadores surjam em posições diferentes.

3 comentários:

  1. vocês vão ver, o sá como é mto inteligente vai meter o labyad a extremo, esperem para ver...
    é o mesmo que o domingos fazia com o matias alguns jogos...

    11: rp, cedric, boulahrouz, rojo, insua, rinaudo, elias?(adrien), labyad, izmailov, capel?(carrillo), viola?(wolfswinkel)
    SL

    ResponderEliminar
  2. Como ainda não vi muitos jogos do Labyad, confiei nas palavras dele (ele disse que prefere jogar a médio-ofensivo) e coloquei-o naquela posição.
    A verdade é que não me admirava nada que o Labyad desse um excelente extremo, daqueles que gostam de procurar o espaço central constantemente, ao estilo do Izmailov. Vamos ver no que dá.
    De qualquer das formas, tendo em conta o número de extremos que existem no plantel, acredito que o Sá esteja a pensar colocá-lo no meio, onde existem menos opções.

    Obrigado Gonçalo. Sim, pretendo continuar a escrever!

    SL

    ResponderEliminar